loading
Português / English

SOBRE

Paloma Bosquê, Olafur Eliasson, Laura Vinci (chão) e Luis Tomasello, Foto: Carolina Lacaz
Paloma Bosquê, Olafur Eliasson, Laura Vinci (chão) e Luis Tomasello, Foto: Carolina Lacaz

KURA, do alemão Kuratorium, significa “curadoria”.

Fundada em 2018 por Camila Yunes Guarita, a KURA é uma empresa de consultoria que tem como missão aprofundar a conexão de pessoas e empresas com a Arte, orientando na aquisição e venda de obras de arte, além de trabalhar na gestão de coleções particulares e institucionais e na criação de projetos e experiências únicas neste universo. 

Através de uma equipe especializada e multidisciplinar e uma rede de parceiros que incluem os principais agentes do mercado (artistas, galerias, casas de leilões, feiras, museus e instituições), a KURA atua com transparência e profissionalismo atendendo seus clientes de forma personalizada.

Camila Yunes Guarita
Camila Yunes Guarita

Camila Yunes Guarita

Camila é fundadora e diretora geral da KURA. É formada em Arquitetura pelo Mackenzie e pela École Nationale d’Architecture Paris Val de Seine. Especializou-se na Sotheby’s em Contemporary Art and Its Market, How the Art World Works e Foundations in History of Art. Trabalhou com Sales & Liaisons na Galleria Continua e na Galeria Nara Roesler, além de produção na Galeria Aveline. De 2015 a 2018 foi co-fundadora GoART Art Advising. É VIP Representative das feiras ARCO Madrid e Lisboa e editora de Arte da revista Numéro Brasil.

Alicja Kwade © Julia Thompson
Alicja Kwade © Julia Thompson

A KURA é pioneira no serviço de Consultoria de Arte (Art Advisory) no Brasil. Por meio de uma equipe multidisciplinar com expertise de mercado, orientamos interessados em Arte e colecionadores na aquisição de obras. Zelando pelos interesses do cliente, atuamos como um intermediário entre o colecionador e os demais agentes de mercado como galerias de mercado primário e secundário, casas de leilão, artistas e outras coleções particulares.

Atuamos em todas as etapas do processo de aquisição de obras de Arte, oferecendo um serviço personalizado de pesquisa e seleção de obras de acordo com o perfil e os interesses de seus clientes; além de facilitar toda a logística de pré e pós venda, seja nacional ou internacional. 

Etapas: análise do perfil do cliente, seleção, captação, negociação, pré-venda, logística e pós-venda.

+ Experiências exclusivas e relacionamento: acesso aos eventos exclusivos do calendário nacional e internacional de arte, incluindo pré-abertura das principais exposições, feiras e eventos; visitas a coleções particulares, ateliês de artistas e acervos institucionais, além de programas de imersão cultural em destinos nacionais e internacionais.

© Opoente
© Opoente

A gestão de coleções atua na identificação e na preservação do valor cultural e financeiro de acervos particulares e institucionais, oferecendo serviços que garantem ao colecionador informação, transparência e segurança no gerenciamento de suas obras.

Por meio da expertise de uma equipe multidisciplinar e através de um cuidado contínuo, monitoramos oportunidades e assessoramos o colecionador ou a instituição em decisões estratégicas sobre seu patrimônio.  

Serviços:

/ Catalogação

/ Gerenciamento e Supervisão 

/ Livro de coleções

/ Avaliação e estratégias de mercado

A KURA desenvolve projetos e ativações de Arte customizadas para marcas e empresas de diferentes segmentos que buscam aprofundar o relacionamento com seus clientes. Ao entregar valor através de experiências estimulantes no universo da Arte, nossos projetos visam reforçar o posicionamento e consolidação de marcas, além da expansão e fidelização do público. ‎‎‎ Nosso trabalho inicia com a consultoria para elaboração de uma ação ou conjunto de ações pensados especialmente para o parceiro e de acordo com o público-alvo. ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎ Serviços: Consultoria para projetos e ações; colaborações com artistas (produtos, obras comissionadas), curadoria e produção de exposições; visitas exclusivas em estúdio de artistas, museus, galerias e feiras; viagens de Arte nacionais e internacionais com roteiro e acompanhamento da KURA; cursos de Arte.

Arraste para o lado e conheça nossos projetos
← Anterior → Próximo
← Anterior → Próxima
loading...
loading...
Marcela Cantuária, 2021

#6
Marcela Cantuária, 2021

Esperança Equilibrista
Em parceria com Galeria A Gentil Carioca

27.10.2021 – 31.01.2022

Agendamentos via caixa@kuraarte.com.br

Baixe aqui o catálogo da exposição.

 

Esperança Equilibrista
Texto curatorial: Ademar Britto Junior

O convite da Kura by Camila Yunes para a sexta edição do projeto Caixa de Pandora, que acontece após o período mais restritivo da pandemia do Covid-19, se dá pela primeira individual em São Paulo da artista carioca Marcela Cantuária. Desde 2018, o projeto traz artistas contemporâneos para dialogar com a Coleção Ivani e Jorge Yunes, que reúne obras de arte de diferentes épocas, datando desde o século II A.C até os anos 1970. Nesta edição, a artista convidada apresenta 18 telas, um biombo, seis oratórios e uma cortina site-specific para o espaço que abriga a coleção.

Projeto Caixa de Pandora, 2021 © Everton Ballardin
Projeto Caixa de Pandora, 2021 © Everton Ballardin

Nessa exposição está sendo exibido parte de um projeto intitulado Oráculo Urutu, realizado em parceria com o fotógrafo Pedro Garcia, com arquétipos derivados de músicas, poesia, arte e literatura brasileiras. Um dos verbetes que inspirou a primeira tela pintada do oráculo ainda em 2019 e que empresta título a essa exposição se chama Esperança Equilibrista. Trata-se de uma referência direta à canção “O Bêbado e o Equilibrista” composta por Aldir Blanc e João Bosco durante o período ditatorial, e que serviu de hino do fim da repreensão. A música imortalizada pela voz de Elis Regina, fala sobre um porvir de liberdade mesmo em uma situação de violência institucionalizada. Em uma passagem há referência à viúva Maria, do operário Manuel Fiel Filho, e Clarice Herzog, do jornalista Vladimir Herzog, mortos pelos abusos da ditadura militar. Outros títulos familiares da cultura brasileira são “Meus inimigos estão no poder” de Cazuza, “Explode coração” de Gonzaguinha, “Oculta sendo voraz” de Linn da Quebrada, “Insubmissas lágrimas de mulheres” de Conceição Evaristo, entre outros.

Projeto Caixa de Pandora, 2021 © Everton Ballardin
Projeto Caixa de Pandora, 2021 © Everton Ballardin

Na mostra, a artista carioca apresenta uma outra série inédita, tratam- se dos Oratórios, obras-homenagens às mulheres ativistas que tiveram suas trajetórias interrompidas. Fato interessante é que a caravela de Pedro Álvares de Cabral em 1500, trazia um oratório em homenagem a Nossa Senhora da Esperança que foi utilizado nas primeiras missas no Brasil, e esperança também foi o que restou na Caixa de Pandora após a libertação de todos os males, e o mote inicial deste projeto da Kura, que tem título inspirado no mito grego.

Projeto Caixa de Pandora, 2021 © Everton Ballardin
Projeto Caixa de Pandora, 2021 © Everton Ballardin

A exposição relembra mulheres que marcaram a história, como forma de relembrar suas trajetórias e não deixá-las cair em esquecimento. É o caso do oratório dedicado à memória das irmãs Minerva, Pátria e María Teresa Mirabal, conhecidas como “Las Mariposas”, que foram brutalmente assassinadas por serem oposição à ditadura vigente de Rafael Leónidas Trujillo em 1960, na República Dominicana, que tiveram seu carro interceptado e sua morte forjada. A história das irmãs, infelizmente, não é muito distante dos fatos recentes no Brasil, como o assassinato de Marielle Franco, vereadora pelo estado do Rio de Janeiro e defensora dos direitos humanos. Farsa também repetida no assassinato de Dorcelina Folador uma sem-terra, professora, artista plástica e prefeita de Mundo Novo no Mato-Grosso do Sul, que lutava pelas causas dos oprimidos e teve seu mandato interrompido por seu assassinato encomendado. Outras personagens históricas relembradas são Cláudia Jones, Comandanta Ramona, Juana Ramirez y Juana Raymundo, Filhas do Sol e Julietta Bastiolli.

Projeto Caixa de Pandora, 2021 © Everton Ballardin
Projeto Caixa de Pandora, 2021 © Everton Ballardin

Um biombo em quatro partes frente-e-verso abre a exposição e também a encerra, com referências de um lado ao 2 de copas, que significa harmonia nos relacionamentos, é um bom sinal para uma nova sociedade. Já no verso, o Arcano XXI, O Mundo, que representa o fim de um ciclo e preparação para um novo começo, é o desfecho da viagem arquetípica iniciada pelo arcano sem número, o Louco.

Ficando um convite a revermos nossas relações, posicionamentos e tentarmos viver neste mundo pós-pandêmico de uma forma mais respeitosa e harmônica.

Projeto Caixa de Pandora, 2021 © Everton Ballardin

Sobre a artista

Marcela Cantuária. Artista brasileira, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Bacharel em Pintura pela faculdade de Belas Artes, UFRJ. Desenvolve pinturas que entrelaçam imagens históricas oriundas do universo da política a representações da cultura visual contemporânea. Parte de suas invenções pictóricas advém de sua pesquisa sobre as lutas travadas por mulheres ao redor do mundo. É militante da organização nacional Brigadas Populares, onde realiza oficinas de arte.

Retrato da artista. Cortesia: Galeria A Gentil Carioca e artista. Crédito: Douglas Pedroza.

Sobre o curador

Ademar Britto Junior é colecionador de arte contemporânea desde 2014, tem formação em Estudos Curatoriais pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro) e Node Center for Curatorial Studies (Berlim), além de ter frequentado como aluno especial o Programa de Pós- graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Também é médico mestre em Ciências Cardiovasculares pelo Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro.

Retrato do curador. Crédito: Fabiano Doyle.
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...

EDITORIAL

← Anterior → Próximo
← Anterior → Próximo
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...

NA MÍDIA

CONTATO

Fundadora e Diretora Geral
Camila Yunes Guarita

Consultoria de Arte / São Paulo
Teodoro Bava
Maurício Ferreira
May Ly

Diretora de Comunicação e PR
Margherita De Natale

Coordenadora de Comunicação
Thaís Schio

Diretora de Operações
Flaviana Bernardo

Gestão de Coleções
Thaís Franco
Mariana Leão
Juliana Proenço

Assessoria de Imprensa / A4&Holofote
Gabriela Marçal
+55 11 38974122

Controller
Taís Cavicchia

hello@kuraarte.com.br
Rua Oscar Freire, 465 / São Paulo, Brasil

Assine nossa newsletter mensal



    pt / en

    Resultados de busca para ""