loading
Português / English

SOBRE

Paloma Bosquê, Olafur Eliasson, Laura Vinci (chão) e Luis Tomasello, Foto: Carolina Lacaz
Paloma Bosquê, Olafur Eliasson, Laura Vinci (chão) e Luis Tomasello, Foto: Carolina Lacaz

KURA, do alemão Kuratorium, significa “curadoria”.

Fundada em 2018 por Camila Yunes Guarita, a KURA é uma empresa de consultoria que tem como missão aprofundar a conexão de pessoas e empresas com a Arte, orientando na aquisição e venda de obras de arte, além de trabalhar na gestão de coleções particulares e institucionais e na criação de projetos e experiências únicas neste universo. 

Através de uma equipe especializada e multidisciplinar e uma rede de parceiros que incluem os principais agentes do mercado (artistas, galerias, casas de leilões, feiras, museus e instituições), a KURA atua com transparência e profissionalismo atendendo seus clientes de forma personalizada.

Camila Yunes Guarita
Camila Yunes Guarita

Camila Yunes Guarita

Camila é fundadora e diretora geral da KURA. É formada em Arquitetura pelo Mackenzie e pela École Nationale d’Architecture Paris Val de Seine. Especializou-se na Sotheby’s em Contemporary Art and Its Market, How the Art World Works e Foundations in History of Art. Trabalhou com Sales & Liaisons na Galleria Continua e na Galeria Nara Roesler, além de produção na Galeria Aveline. De 2015 a 2018 foi co-fundadora GoART Art Advising. É VIP Representative das feiras ARCO Madrid e Lisboa e editora de Arte da revista Numéro Brasil.

Alicja Kwade © Julia Thompson
Alicja Kwade © Julia Thompson

A KURA é pioneira no serviço de Consultoria de Arte (Art Advisory) no Brasil. Por meio de uma equipe multidisciplinar com expertise de mercado, orientamos interessados em Arte e colecionadores na aquisição de obras. Zelando pelos interesses do cliente, atuamos como um intermediário entre o colecionador e os demais agentes de mercado como galerias de mercado primário e secundário, casas de leilão, artistas e outras coleções particulares.

Atuamos em todas as etapas do processo de aquisição de obras de Arte, oferecendo um serviço personalizado de pesquisa e seleção de obras de acordo com o perfil e os interesses de seus clientes; além de facilitar toda a logística de pré e pós venda, seja nacional ou internacional. 

Etapas: análise do perfil do cliente, seleção, captação, negociação, pré-venda, logística e pós-venda.

+ Experiências exclusivas e relacionamento: acesso aos eventos exclusivos do calendário nacional e internacional de arte, incluindo pré-abertura das principais exposições, feiras e eventos; visitas a coleções particulares, ateliês de artistas e acervos institucionais, além de programas de imersão cultural em destinos nacionais e internacionais.

© Opoente
© Opoente

A gestão de coleções atua na identificação e na preservação do valor cultural e financeiro de acervos particulares e institucionais, oferecendo serviços que garantem ao colecionador informação, transparência e segurança no gerenciamento de suas obras.

Por meio da expertise de uma equipe multidisciplinar e através de um cuidado contínuo, monitoramos oportunidades e assessoramos o colecionador ou a instituição em decisões estratégicas sobre seu patrimônio.  

Serviços:

/ Catalogação

/ Gerenciamento e Supervisão 

/ Livro de coleções

/ Avaliação e estratégias de mercado

A KURA desenvolve projetos e ativações de Arte customizadas para marcas e empresas de diferentes segmentos que buscam aprofundar o relacionamento com seus clientes. Ao entregar valor através de experiências estimulantes no universo da Arte, nossos projetos visam reforçar o posicionamento e consolidação de marcas, além da expansão e fidelização do público. ‎‎‎ Nosso trabalho inicia com a consultoria para elaboração de uma ação ou conjunto de ações pensados especialmente para o parceiro e de acordo com o público-alvo. ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎ Serviços: Consultoria para projetos e ações; colaborações com artistas (produtos, obras comissionadas), curadoria e produção de exposições; visitas exclusivas em estúdio de artistas, museus, galerias e feiras; viagens de Arte nacionais e internacionais com roteiro e acompanhamento da KURA; cursos de Arte.

Arraste para o lado e conheça nossos projetos
← Anterior → Próximo
← Anterior → Próxima
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
Barrão, 2018

#1
Barrão, 2018

Barrão, 2018
Realizada em parceria com Fortes D’Aloia e Gabriel

Período expositivo: 06.04.2018 – 18.05.2018

Barrão
​​Texto curatorial: Agnaldo Farias

Até agora bem poucas pessoas sabiam que em São Paulo, no cruzamento de duas ruas movimentadas, abrigada num casarão cercado por muros altos, havia uma coleção surpreendente pela vastidão e diversidade. A coleção Ivani e Jorge Yunes faz lembrar o “Museu de tudo”, o livro em que João Cabral de Melo Neto abandonou seu gosto por estruturas coerentes e monolíticas para dar vazão ao seu apego pelo diverso. São 5 séculos de pinturas, e mais livros, marfins, tapeçarias, gallets, porcelanas, jóias, conjuntos soberbos de peças asiáticas e africanas, da forte presença do nosso barroco etc etc.

Projeto Caixa de Pandora, 2018 © Everton Ballardin
Projeto Caixa de Pandora, 2018 © Everton Ballardin

Com a finalidade de demonstrar a força do passado no nosso presente, Camila Yunes Guarita criou o Projeto Caixa de Pandora, destinado a convidar artistas contemporâneos, colocando suas peças em alguns dos ambientes repletos de antiguidade, como que a fazê-las despertar de seus sonos respeitáveis.

O primeiro convidado não podia ser mais adequado: Jorge Velloso Borges Leão Teixeira, o Barrão.

Projeto Caixa de Pandora, 2018 © Everton Ballardin

Uma das principais figuras dos anos 80, o carioca Barrão é um dos principais intérpretes da nossa cultura. Ao contrário dos artistas modernos que propunham um mundo fundado numa ordem coerente, Barrão, que também é músico, sabe que em tempos transnacionais, o que há, cada vez mais, é bricolagem, pastiche, sampleamento, copy/paste, plágio e outros procedimentos que o mundo acadêmico chama de intertextualidade. Que o que chamamos de cultura é um todo fragmentado constituído por cacos de civilização: hábitos, objetos, noções, palavras… que se vão chegando, tomando conta de nossas casas, nossas roupas, nossas comidas, nas playlist onde combinamos Jay Z com Jackson do Pandeiro, no churrasquinho que é
vendido na rua, logo ao lado do restaurante responsável pela confecção dos mais finos sushis.

Projeto Caixa de Pandora, 2018 © Everton Ballardin
Projeto Caixa de Pandora, 2018 © Everton Ballardin

Os empilhamentos de Barrão, as esculturas feitas de uma proliferação de fragmentos organizados e soldados de objetos com distintas origens – peças vagamentes surreais, remotamente pop, em qualquer caso absurdas -, faz desse artista um dos mais argutos comentaristas da vida contemporânea, onde forças oblíquas, desencontradas, vão se intercambiando, puxando-nos de um lado para outro. E nós, fascinados, como imãs que somos, como previu Oswald de Andrade reagimos canibalisticamente: “Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago”. Parafraseando o outro Andrade, o Mario, pai de Macunaíma, “Salve Barrão, herói da nossa gente.

Projeto Caixa de Pandora, 2018 © Everton Ballardin

Sobre o artista

Barrão (Rio de Janeiro, 1959). Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Desenhista, pintor, escultor, artista multimídia. Autodidata, inicia sua carreira artística com o Grupo Seis Mãos, 1983-1991, formado com Ricardo Basbaum e Alexandre Dacosta. O grupo desenvolve atividades com vídeo, pinturas ao vivo, shows musicais e performances e promove o projeto Improviso de Pintura e Música, em ruas, praças públicas, faculdades etc. A primeira exposição dos três artistas teve lugar em 1983, no Circo Voador, no Rio de Janeiro. Neste ano, Barrão participa das mostras Arte na Rua I e Pintura! Pintura!, ambas na mesma cidade. Em 1984, realiza a primeira individual, Televisões, na Galeria Contemporânea, e participa da coletiva Como Vai Você, Geração 80?, realizada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV/Parque Lage, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro. Recebeu o Prêmio Brasília de Artes Plásticas, no Museu de Arte de Brasília, em 1990. Realiza, com Sandra Kogut, os vídeos 7 Horas de Sono e A Geladeira. Faz ainda vinhetas eletrônicas para televisão, trabalhos de cenografia e capas de discos. Criou, em parceria com o artista Luiz Zerbini, o editor de vídeo e cinema Sérgio Mekler e o produtor musical Chico Neves, o grupo Chelpa Ferro, em 1995, que trabalha com escultura, instalações tecnológicas e música eletrônica.

EDITORIAL

← Anterior → Próximo
← Anterior → Próximo
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...

NA MÍDIA

CONTATO

Fundadora e Diretora Geral
Camila Yunes Guarita

Consultoria de Arte / São Paulo
Teodoro Bava
Maurício Ferreira
Mariana Goulart

Comunicação
Thaís Schio
Thiago Domício

Diretora de Operações
Flaviana Bernardo

Gestão de Coleções
Thaís Franco
Mariana Leão
Juliana Proenço

Assessoria de Imprensa / A4&Holofote
Gabriela Marçal
+55 11 38974122

Controller
Taís Cavicchia

hello@kuraarte.com.br
Rua Oscar Freire, 465 / São Paulo, Brasil

Assine nossa newsletter mensal



    Instagram
    pt / en

    Resultados de busca para ""