loading
Português / English

SOBRE

Paloma Bosquê, Olafur Eliasson, Laura Vinci (chão) e Luis Tomasello, Foto: Carolina Lacaz
Paloma Bosquê, Olafur Eliasson, Laura Vinci (chão) e Luis Tomasello, Foto: Carolina Lacaz

KURA, do alemão Kuratorium, significa “curadoria”.

Fundada em 2018 por Camila Yunes Guarita, a KURA é uma empresa de consultoria que tem como missão aprofundar a conexão de pessoas e empresas com a Arte, orientando na aquisição e venda de obras de arte, além de trabalhar na gestão de coleções particulares e institucionais e na criação de projetos e experiências únicas neste universo. 

Através de uma equipe especializada e multidisciplinar e uma rede de parceiros que incluem os principais agentes do mercado (artistas, galerias, casas de leilões, feiras, museus e instituições), a KURA atua com transparência e profissionalismo atendendo seus clientes de forma personalizada.

Camila Yunes Guarita
Camila Yunes Guarita

Camila Yunes Guarita

Camila é fundadora e diretora geral da KURA. É formada em Arquitetura pelo Mackenzie e pela École Nationale d’Architecture Paris Val de Seine. Especializou-se na Sotheby’s em Contemporary Art and Its Market, How the Art World Works e Foundations in History of Art. Trabalhou com Sales & Liaisons na Galleria Continua e na Galeria Nara Roesler, além de produção na Galeria Aveline. De 2015 a 2018 foi co-fundadora GoART Art Advising. É VIP Representative das feiras ARCO Madrid e Lisboa e editora de Arte da revista Numéro Brasil.

Alicja Kwade © Julia Thompson
Alicja Kwade © Julia Thompson

A KURA é pioneira no serviço de Consultoria de Arte (Art Advisory) no Brasil. Por meio de uma equipe multidisciplinar com expertise de mercado, orientamos interessados em Arte e colecionadores na aquisição de obras. Zelando pelos interesses do cliente, atuamos como um intermediário entre o colecionador e os demais agentes de mercado como galerias de mercado primário e secundário, casas de leilão, artistas e outras coleções particulares.

Atuamos em todas as etapas do processo de aquisição de obras de Arte, oferecendo um serviço personalizado de pesquisa e seleção de obras de acordo com o perfil e os interesses de seus clientes; além de facilitar toda a logística de pré e pós venda, seja nacional ou internacional. 

Etapas: análise do perfil do cliente, seleção, captação, negociação, pré-venda, logística e pós-venda.

+ Experiências exclusivas e relacionamento: acesso aos eventos exclusivos do calendário nacional e internacional de arte, incluindo pré-abertura das principais exposições, feiras e eventos; visitas a coleções particulares, ateliês de artistas e acervos institucionais, além de programas de imersão cultural em destinos nacionais e internacionais.

© Opoente
© Opoente

A gestão de coleções atua na identificação e na preservação do valor cultural e financeiro de acervos particulares e institucionais, oferecendo serviços que garantem ao colecionador informação, transparência e segurança no gerenciamento de suas obras.

Por meio da expertise de uma equipe multidisciplinar e através de um cuidado contínuo, monitoramos oportunidades e assessoramos o colecionador ou a instituição em decisões estratégicas sobre seu patrimônio.  

Serviços:

/ Catalogação

/ Gerenciamento e Supervisão 

/ Livro de coleções

/ Avaliação e estratégias de mercado

A KURA desenvolve projetos e ativações de Arte customizadas para marcas e empresas de diferentes segmentos que buscam aprofundar o relacionamento com seus clientes. Ao entregar valor através de experiências estimulantes no universo da Arte, nossos projetos visam reforçar o posicionamento e consolidação de marcas, além da expansão e fidelização do público. ‎‎‎ Nosso trabalho inicia com a consultoria para elaboração de uma ação ou conjunto de ações pensados especialmente para o parceiro e de acordo com o público-alvo. ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎ Serviços: Consultoria para projetos e ações; colaborações com artistas (produtos, obras comissionadas), curadoria e produção de exposições; visitas exclusivas em estúdio de artistas, museus, galerias e feiras; viagens de Arte nacionais e internacionais com roteiro e acompanhamento da KURA; cursos de Arte.

Arraste para o lado e conheça nossos projetos
← Anterior → Próximo

EDITORIAL

Catalogação: como organizar e manter um conjunto de obras
← Anterior → Próximo
← Anterior → Próximo
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
Catalogação: como organizar e manter um conjunto de obras
Entrevista

Catalogação: como organizar e manter um conjunto de obras

Thaís Franco e Mariana Leão
06.set.21

 

Organizar e sistematizar uma coleção de arte faz parte da manutenção desse organismo vivo, que está em constante mutação. Partindo do art advising, a Kura amplia sua atuação pensando em atender todas as demandas do colecionador: desde a consultoria para aquisição até a organização e gestão do acervo de obras. Com um time multidisciplinar, o núcleo de catalogação se articula como uma importante engrenagem para manter uma coleção em pleno funcionamento.

Reunimos as dúvidas frequentes sobre como se dá a catalogação de um acervo privado, respondidas pelo nosso time.

Acervo em processo de catalogação.
Acervo em processo de catalogação.

No que consiste o serviço de catalogação de uma coleção de arte?

A catalogação consiste em organizar e sistematizar toda informação e documentação relacionada às obras de arte de uma coleção. Isto é fundamental para um colecionador, uma vez que este conhecimento é imprescindível para a compreensão e preservação do valor cultural e financeiro das obras.

O processo de catalogação não só organiza, como também pode recuperar dados técnicos das obras, procedência, certificados e outros documentos que o colecionador muitas vezes não possui sobre suas obras de arte. Não é incomum trabalharmos com coleções em que essas informações foram perdidas pelos mais variados motivos. Nesse sentido, a sistematização da catalogação também garante que nada se perca posteriormente, além de facilitar o acesso às informações que ficarão disponíveis ao colecionador.

Além da habitual organização de informações, também realizamos a organização física dessas coleções. Incluindo outros projetos de salvaguarda, como a intermediação com fornecedores para a instalação de mapotecas e trainéis, por exemplo.

A organização da catalogação também é fundamental para a gestão e controle desses acervos, seja apenas para dimensionar o patrimônio, ou para garantir sua conservação e eventuais intervenções de restauro, ou ainda para movimentar a coleção. Por isso é ofertada a gestão de coleções, uma etapa posterior à catalogação, em que realizamos a intermediação com profissionais especializados – para montagem, registro fotográfico, limpeza, conservação e restauro – e com agentes externos – como instituições, espaços culturais, leilões e outras coleções privadas – viabilizando assim possíveis empréstimos e transações comerciais.

Também como uma forma de dar continuidade ao processo, trabalhamos ainda com nova possibilidade de apresentação da coleção em um formato visual físico, terminando por destacar ainda mais a relevância desse acervo. Após o trabalho de inventário e levantamento das informações, produzimos um livro-catálogo que garante não somente a organização da coleção em um único dispositivo, mas também um produto final que é um objeto colecionável capaz de preservar a memória daquele patrimônio.

© Estevan dos Anjos

Como Art Advising e catalogação podem caminhar lado a lado?

É possível dizer que grande parte das coleções que gerenciamos nascem e são motivadas por uma relação bastante afetiva entre colecionador e obra de arte. O compromisso cuidadoso que a Kura tem com cada uma dessas distintas coleções, faz com que consigamos compreender o perfil de cada colecionador, reconhecendo a motivação singular de algumas de suas escolhas. Assim, a partir desta troca, o potencial de êxito na busca por novos artistas e trabalhos é maior, pois o setor já estará ambientado com as predileções de cada um.

© Julia Thompson
© Julia Thompson

Quais são os benefícios desse serviço no médio e no longo prazo?

A sistematização do patrimônio é um investimento para o presente e o futuro. Uma vez que se tem um inventário organizado e o conhecimento dos valores cultural e financeiro das obras, é possível perceber uma coesão sobre o conjunto, reconhecendo ainda mais sua importância e suas principais tendências. A partir disso, o possível diálogo com agentes externos também é facilitado (instituições, espaços culturais, outras coleções privadas, leilões, etc), podendo criar-se novas relações de circulação e visibilidade para a sua coleção.

Como se dá a intermediação com as instituições a fim de movimentar a coleção?

A partir do interesse do cliente e do perfil de sua coleção, nós estudamos as melhores estratégias para a movimentação da coleção. Estamos em constante diálogo com instituições, galerias, leilões e outras coleções privadas, o que nos permite realizar essa intermediação de maneira assertiva e inteligente. Também organizamos toda a logística necessária para essas movimentações, desde contratos a transporte, facilitando esse processo ao máximo para o colecionador.

Existe um número mínimo de obras para viabilizar o trabalho?

Não costumamos definir número de obras porque entendemos que cada coleção é única e especial, e independe do volume de obras que a compõe. No entanto, quando os colecionadores nos procuram é porque a coleção já atingiu um tamanho considerável para que faça sentido um inventário e a organização de sua respectiva documentação.

Uma alternativa, para aqueles que tencionam a ampliação de sua coleção e querem, desde o início, manter o controle sobre o seu patrimônio, é optar pelo nosso serviço de gestão de coleções, que fornece um acompanhamento contínuo à colecionadores, para que eles possam ter o domínio total sobre suas obras e, assim, dimensioná-las e movimentá-las de forma segura com o nosso auxílio.

Exemplo de livro-catálogo desenvolvido para cliente.
Exemplo de livro-catálogo desenvolvido para cliente.

Para mais informações, entre em contato com a equipe de Catalogação:

Thais Franco / thais.f@kuraarte.com.br
Mariana Leão / mariana@kuraarte.com.br

loading...
loading...
loading...
loading...
loading...
loading...

NA MÍDIA

CONTATO

Fundadora e Diretora Geral
Camila Yunes Guarita

Consultoria de Arte / São Paulo
Teodoro Bava
Maurício Ferreira
May Ly

Comunicação
Thaís Schio

Diretora de Operações
Flaviana Bernardo

Gestão de Coleções
Thaís Franco
Mariana Leão
Juliana Proenço

Assessoria de Imprensa / A4&Holofote
Gabriela Marçal
+55 11 38974122

Controller
Taís Cavicchia

hello@kuraarte.com.br
Rua Oscar Freire, 465 / São Paulo, Brasil

Assine nossa newsletter mensal



    Instagram
    pt / en

    Resultados de busca para ""