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SOBRE

Paloma Bosquê, Olafur Eliasson, Laura Vinci (chão) e Luis Tomasello, Foto: Carolina Lacaz
Paloma Bosquê, Olafur Eliasson, Laura Vinci (chão) e Luis Tomasello, Foto: Carolina Lacaz

KURA, do alemão Kuratorium, significa “curadoria”.

Fundada em 2018 por Camila Yunes Guarita, a KURA é uma empresa de consultoria que tem como missão aprofundar a conexão de pessoas e empresas com a Arte, orientando na aquisição e venda de obras de arte, além de trabalhar na gestão de coleções particulares e institucionais e na criação de projetos e experiências únicas neste universo. 

Através de uma equipe especializada e multidisciplinar e uma rede de parceiros que incluem os principais agentes do mercado (artistas, galerias, casas de leilões, feiras, museus e instituições), a KURA atua com transparência e profissionalismo atendendo seus clientes de forma personalizada.

Camila Yunes Guarita
Camila Yunes Guarita

Camila Yunes Guarita

Camila é fundadora e diretora geral da KURA. É formada em Arquitetura pelo Mackenzie e pela École Nationale d’Architecture Paris Val de Seine. Especializou-se na Sotheby’s em Contemporary Art and Its Market, How the Art World Works e Foundations in History of Art. Trabalhou com Sales & Liaisons na Galleria Continua e na Galeria Nara Roesler, além de produção na Galeria Aveline. De 2015 a 2018 foi co-fundadora GoART Art Advising. É VIP Representative das feiras ARCO Madrid e Lisboa e editora de Arte da revista Numéro Brasil.

Alicja Kwade © Julia Thompson
Alicja Kwade © Julia Thompson

A KURA é pioneira no serviço de Consultoria de Arte (Art Advisory) no Brasil. Por meio de uma equipe multidisciplinar com expertise de mercado, orientamos interessados em Arte e colecionadores na aquisição de obras. Zelando pelos interesses do cliente, atuamos como um intermediário entre o colecionador e os demais agentes de mercado como galerias de mercado primário e secundário, casas de leilão, artistas e outras coleções particulares.

Atuamos em todas as etapas do processo de aquisição de obras de Arte, oferecendo um serviço personalizado de pesquisa e seleção de obras de acordo com o perfil e os interesses de seus clientes; além de facilitar toda a logística de pré e pós venda, seja nacional ou internacional. 

Etapas: análise do perfil do cliente, seleção, captação, negociação, pré-venda, logística e pós-venda.

+ Experiências exclusivas e relacionamento: acesso aos eventos exclusivos do calendário nacional e internacional de arte, incluindo pré-abertura das principais exposições, feiras e eventos; visitas a coleções particulares, ateliês de artistas e acervos institucionais, além de programas de imersão cultural em destinos nacionais e internacionais.

© Opoente
© Opoente

A gestão de coleções atua na identificação e na preservação do valor cultural e financeiro de acervos particulares e institucionais, oferecendo serviços que garantem ao colecionador informação, transparência e segurança no gerenciamento de suas obras.

Por meio da expertise de uma equipe multidisciplinar e através de um cuidado contínuo, monitoramos oportunidades e assessoramos o colecionador ou a instituição em decisões estratégicas sobre seu patrimônio.  

Serviços:

/ Catalogação

/ Gerenciamento e Supervisão 

/ Livro de coleções

/ Avaliação e estratégias de mercado

A KURA desenvolve projetos e ativações de Arte customizadas para marcas e empresas de diferentes segmentos que buscam aprofundar o relacionamento com seus clientes. Ao entregar valor através de experiências estimulantes no universo da Arte, nossos projetos visam reforçar o posicionamento e consolidação de marcas, além da expansão e fidelização do público. ‎‎‎ Nosso trabalho inicia com a consultoria para elaboração de uma ação ou conjunto de ações pensados especialmente para o parceiro e de acordo com o público-alvo. ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎‎‎‎ㅤ‎‎‎‎‎ Serviços: Consultoria para projetos e ações; colaborações com artistas (produtos, obras comissionadas), curadoria e produção de exposições; visitas exclusivas em estúdio de artistas, museus, galerias e feiras; viagens de Arte nacionais e internacionais com roteiro e acompanhamento da KURA; cursos de Arte.

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EDITORIAL

Arte e Espiritualidade
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Arte e Espiritualidade

Arte e Espiritualidade

12.dez.21

 

Para encerrar mais um ano, selecionamos algumas obras de artistas que pesquisam a relação entre arte e espiritualidade, como forma de conectar às origens e em busca de autoconhecimento. Confira a seleção abaixo:

Amelia Toledo, Impulso, anos 2000, 128 x 29 x 26 cm. 
Amelia Toledo, Impulso, anos 2000, 128 x 29 x 26 cm. 

Arte e espiritualidade coexistem. Mais do que isso, percorrem tempos, buscando novas formas de se fazerem presentes e refletirem os anseios da sociedade. Amélia Toledo (1926 – 2020), já na década de 1970, colecionava conchas, pedras e outros materiais em que interferia sutilmente a fim de representar a natureza da forma mais genuína, como um resgate da nossa ancestralidade e conexão com o planeta. Ela também recriava paisagens, com nuances monocromáticas e inspirando luminosidade. No mesmo período, Claudia Andujar (1931), também iniciou seu ativismo em defesa aos indígenas Yanomami e, desde então, foi responsável por milhares de registros potentes do cotidiano dos povos em rituais xamânicos e atividades na floresta, além de ser nome à frente das denúncias de doença, violência e poluição causadas pela atividade garimpeira.

Claudia Andujar, A jovem Susi Korihana thëri em um igarapé - Catrimani, Roraima - da série A floresta, 1972/1974, 100 x 150 cm
Claudia Andujar, A jovem Susi Korihana thëri em um igarapé - Catrimani, Roraima - da série A floresta, 1972/1974, 100 x 150 cm

Por meio da arte, a espiritualidade pode ressoar de forma íntima ou coletiva, mas sempre a partir de conceitos capazes de criar conexões profundas com nossas origens, seja ela a natureza ou uma busca profunda pelo autoconhecimento. Na contemporaneidade, Regina Vater (1943) pesquisa a reelaboração de elementos da cultura afro-brasileira e indígena; Jarbas Lopes (1964), opera à margem do capitalismo, valorizando o artesanal e trazendo o espectador como integrante de suas instalações.

Regina Vater, Oferenda ao Ancestral, 1988, 121 x 10 cm.
Regina Vater, Oferenda ao Ancestral, 1988, 121 x 10 cm.
Jarbas Lopes, série Desenhos Cicloviatransamazonaérea, 2021, 32 x 23 cm @ Edouard Fraipont
Jarbas Lopes, série Desenhos Cicloviatransamazonaérea, 2021, 32 x 23 cm @ Edouard Fraipont

Ayrson Heráclito (1968), praticante do candomblé, pensa na arte como mecanismo de cura; Tadáskia (1993), transita entre suportes em busca de relações materiais e imateriais que podem surgir entre o mundo e as coisas vivas, a partir da diáspora preta e dos encontros tanto familiares quanto incomuns; Ernesto Neto (1964), cria esculturas que fazem alusão ao corpo humano em sua profundidade, além de usar especiarias extraídas da terra como matéria-prima.

Ayrson Heráclito. Bori, 2008 - 2011, 60 x 60 cm (cada)
Ayrson Heráclito. Bori, 2008 - 2011, 60 x 60 cm (cada)
Tadáskía, Asa e sol dois, 2021, 136 x 148 cm
Tadáskía, Asa e sol dois, 2021, 136 x 148 cm
Ernesto Neto, navegante tecelão cheguei do mar- NT1, 2021, 50 x 30 cm.
Ernesto Neto, navegante tecelão cheguei do mar- NT1, 2021, 50 x 30 cm.

Marina Abramovic (1946), usa de sua extrema sensibilidade para criar relações entre sua obra e o público, sempre propondo relacionar as fronteiras do corpo e da mente; Hariel Revignet (1995), transita entre memórias, como forma demarcar no inconsciente coletivo territórios originários, romper fronteiras e curar as feridas coloniais. Por fim, Shai Andrade (1992), utiliza a fotografia, colagens, vídeos e performances como ativadores da memória, para documentar e criar a partir das narrativas afetivas afrodiaspóricas.

Marina Abramovic, Places of Power, The Garden of Maitreya, 2013, 160 x 212,5 cm.
Marina Abramovic, Places of Power, The Garden of Maitreya, 2013, 160 x 212,5 cm.
Hariel Revignet, Omawebèna e Aye, 2021, 60 × 60 cm (cada). Photo: Bruno Leão.
Hariel Revignet, Omawebèna e Aye, 2021, 60 × 60 cm (cada). Photo: Bruno Leão.
Shai Andrade, 'Retrato de família', da série 'Retrato de família', 2019, 15x21cm.
Shai Andrade, 'Retrato de família', da série 'Retrato de família', 2019, 15x21cm.

Crédito das imagens: Cortesia das galerias Nara Roesler, Vermelho, Jaqueline Martins, Luisa Strina, Simões de Assis, Sé, Fortes D’Aloia e Gabriel, Luciana Brito, Mendes Wood DM e Verve Galeria.

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NA MÍDIA

CONTATO

Fundadora e Diretora Geral
Camila Yunes Guarita

Consultoria de Arte / São Paulo
Teodoro Bava
Maurício Ferreira
May Ly

Comunicação
Thaís Schio

Diretora de Operações
Flaviana Bernardo

Gestão de Coleções
Thaís Franco
Mariana Leão
Juliana Proenço

Assessoria de Imprensa / A4&Holofote
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+55 11 38974122

Controller
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