FOTOGRAFIA: O PODER DA IMAGEM
Número de encontros: 4
Datas: 14.09, 21.09, 28.09 e 05.10
Horário: Segundas, 12H às 13H15
Sobre: Estamos imersos em um mundo de imagens digitais. Agora que a câmera é onipresente, é inegável que a fotografia está extremamente presente no nosso cotidiano. Deixamos de ser apenas observadores passivos, mas também viramos produtores. Todos produzimos imagens, todos consumimos imagens. Estima-se que apenas este ano, 2020, sejam tiradas mais de 1.4 TRILHÕES de fotografias. Para entendermos esta janela virtual em que vivemos, ter referência tornou-se algo essencial. Afinal, você sabe qual o poder de uma imagem?
Através deste curso, será possível transformar o olhar e abrir-se para novas percepções tanto para analisar uma imagem com mais propriedade quanto para produzir uma imagem. Com professores de diferentes trajetórias e abordagens, será contada a história da fotografia com foco no Brasil pelo ponto de vista de um curador e artistas visuais. Além de abordarem as novas narrativas visuais, conceitos estéticos, a investigação antes da produção.
Programação:
Aula 01 – Eder Chiodetto – O modernismo tardio da fotografia brasileira
Aula 02 – Ayrson Heráclito – A criação da imagem fotográfica como devir ritual
Aula 03 – Rosângela Rennó – Entre observar, compreender, pesquisar e reapresentar fotografias
Aula 04 – Bob Wolfenson: Sobrememórias
Público: Interessados em arte, artistas, profissionais que atuam no sistema das artes visuais, estudantes, professores e pesquisadores. O curso direciona-se a todos que se interessam por arte, pela história da fotografia, estudantes, sem necessidade de formação ou aproximação prévia
Valor: R$ 495

Eder Chiodetto
Curador especializado em fotografia, com mais de 120 exposições realizadas nos últimos 10 anos no Brasil e no exterior. Abriu SP Foto 2019.

Ayrson Heráclito
Artista visual e curador. É um dos principais nomes da arte da diáspora africana.

Rosângela Rennó
Artista com reconhecimento nacional e internacional. Tem trabalhos expostos nas mais importantes coleções públicas do mundo, como: Museo Nacional Reina Sofia, Tate Modern e Arts Institute of Chicago.
