FOTOGRAFIA: O PODER DA IMAGEM

Número de encontros: 4

Datas: 14.09, 21.09, 28.09 e 05.10

Horário: Segundas, 12H às 13H15

Sobre: Estamos imersos em um mundo de imagens digitais. Agora que a câmera é onipresente, é inegável que a fotografia está extremamente presente no nosso cotidiano. Deixamos de ser apenas observadores passivos, mas também viramos produtores. Todos produzimos imagens, todos consumimos imagens. Estima-se que apenas este ano, 2020, sejam tiradas mais de 1.4 TRILHÕES de fotografias. Para entendermos esta janela virtual em que vivemos, ter referência tornou-se algo essencial. Afinal, você sabe qual o poder de uma imagem?

Através deste curso, será possível transformar o olhar e abrir-se para novas percepções tanto para analisar uma imagem com mais propriedade quanto para produzir uma imagem. Com professores de diferentes trajetórias e abordagens, será contada a história da fotografia com foco no Brasil pelo ponto de vista de um curador e artistas visuais. Além de abordarem as novas narrativas visuais, conceitos estéticos, a investigação antes da produção.

Programação:

Aula 01 – Eder Chiodetto – O modernismo tardio da fotografia brasileira

Aula 02 – Ayrson Heráclito – A criação da imagem fotográfica como devir ritual

Aula 03 – Rosângela Rennó – Entre observar, compreender, pesquisar e reapresentar fotografias

Aula 04 – Bob Wolfenson: Sobrememórias

Público: Interessados em arte, artistas, profissionais que atuam no sistema das artes visuais, estudantes, professores e pesquisadores. O curso direciona-se a todos que se interessam por arte, pela história da fotografia, estudantes, sem necessidade de formação ou aproximação prévia

Valor: R$ 495

ACESSE AQUI O CURSO
Eder Chiodetto

Eder Chiodetto

Curador especializado em fotografia, com mais de 120 exposições realizadas nos últimos 10 anos no Brasil e no exterior. Abriu SP Foto 2019.
Ayrson Heráclito

Ayrson Heráclito

Artista visual e curador. É um dos principais nomes da arte da diáspora africana.
Rosângela Rennó

Rosângela Rennó

Artista com reconhecimento nacional e internacional. Tem trabalhos expostos nas mais importantes coleções públicas do mundo, como: Museo Nacional Reina Sofia, Tate Modern e Arts Institute of Chicago.
Bob Wolfenson

Bob Wolfenson

Fotógrafo que trabalha com diversos gêneros da fotografia. Uma das referências nacionais como retratista, fotógrafo de nus e de moda, transita entre seus projetos artísticos e a publicidade. Muitas de suas obras fazem parte do acervo de museus e galerias, tais como Itaú Cultural, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC) e Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba.