ARTE CONTEMPORÂNEA

Número de encontros: 4

Datas: 16.09, 23.09, 30.09 e 07.10

Horário: Quartas, 12h às 13h15

Sobre: Como a arte contemporânea conta a nossa história? Para responder esta questão, os professores Danilo Oliveira, Tiago Mesquita, Maria Angélica Melendi e Renata Felinto, abordarão as principais transformações, reflexões e inspirações que a arte contemporânea nos presenteou desde a década 1940 até temas discutidos atualmente. Serão apresentados as estratégias da arte em meio a crises, movimentos de destaque, conceitos de universal e pluralidade, novos artistas que ganham espaço no mercado e a adaptabilidade da arte em tempos pandêmicos. O objetivo do curso é olhar para o passado recente através de diferentes visões para construir um futuro mais consciente, crítico e inclusivo. 

Programação:

Aula 01 – Danilo Oliveira – A ruína e o vazio como espaços críticos

Aula 02 – Tiago Mesquita – Dan Graham e as linguagens de comunicação de massa. 

Aula 03 – Maria Angélica Melendi – 1990-2020: Brasil, uma arte de retaguarda 

Aula 04 – Renata Felinto – Por novas e muitas narrativas nas artes visuais 

Público: Interessados em arte, artistas, profissionais que atuam no sistema das artes visuais, estudantes, professores e pesquisadores. 

Valor: R$ 495

ACESSE AQUI O CURSO
Danilo Oliveira

Danilo Oliveira

Mestre em artes visuais e há mais de 10 anos ministra cursos livres em história da arte contemporânea em diversos espaços.
Tiago Mesquita

Tiago Mesquita

Crítico de arte e professor de história da arte. Doutor em filosofia com pós-doc em História e Teoria da arte pela Unesp, já publicou em periódicos como quatro cinco um, Novos Estudos Cebrap, Revista Fevereiro, Folha de S. Paulo.
Maria Angélica Melendi

Maria Angélica Melendi

Professora e escritora de mais de 4 livros sobre a relação da arte contemporânea na América Latina e a violência social e terrorismo de estados. É criadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estratégias da arte em uma era de catástrofes e editora da Revista Lindonéia.
Renata Felinto

Renata Felinto

Doutora e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP e especialista em Curadoria e Educação em Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea da USP. Artista visual e professora, compôs o Comitê de Pesquisa Científica e coordena o Grupo de Pesquisa NZINGA - Novos Ziriguiduns (Inter)Nacionais Gerados na Arte.