PROJETO CAIXA
DE PANDORA /

Surpreendentemente vasta, a coleção ivani e Jorge Yunes reúne obras e objetos de arte de tempos e espaços diversos, de dezenas de países ao brasil, da antiguidade até meados do século passado. Mas, a não ser o modo de exibi-la, nada do presente. Pensando na ausência de arte contemporânea, a consultoria de arte KURA by Camila Yunes criou o projeto caixa de Pandora.

O nome vem do mito grego. Pandora, a primeira mulher criada por Zeus, foi curiosa e imprudente ao abrir a caixa que continha todos os males do mundo, deixando-os escapar. O que pouca gente sabe foi que na caixa sobrou a esperança. Há algo de esperança numa obra de arte, assim como num objeto feito com apuro: ambos demonstram um desejo de avançar por novas regiões da expressão e do próprio ser.

Trazendo a arte contemporânea para dentro desse acervo, o projeto caixa de Pandora atiça a curiosidade ao mesmo tempo em que faz com que vários períodos da história da arte e dos objetos coexistam com o presente, o perturbador mundo em que vivemos. Fazemos isso justamente apostando na arte como portadora da esperança.

CAMILA YUNES GUARITA